REMOA – Rede-Cidadã de Monitoramento do Ambiente baseado em Conceitos da Internet das Coisas

O projeto REMOA propõe um conjunto de ferramentas que explora a participação do cidadão em uma Cidade Inteligente baseada na Internet das Coisas, por meio do conceito de Redes de Monitoramento do Ambiente. O envolvimento do cidadão é abordado sob dois aspectos: a participação anônima (pública) e a personalizada. A primeira é baseada em uma rede ubíqua para o cidadão partilhar os fatos por ele presenciados/vividos e obter informações integradas que definem o status do cotidiano de serviços prestados pelo governo de sua cidade. A outra oferece serviços de e-gov, a partir do monitoramento de aspectos ambientais e/ou pessoais.

Entre os resultados apresentados pelo projeto, estão protótipos de um conjunto de ferramentas aplicadas ao conceito de Health Care, que permite a participação cidadã para monitoramento do ambiente em que vive, composto por:

– uma infraestrutura para aquisição, transmissão e armazenamento de dados relevantes para o monitoramento remoto de pacientes, por meio de tecnologias de redes de sensores e Internet das Coisas;
– aplicações de acesso móvel e ubíquo à rede cidadã, usando tecnologias como smartphones e QRCodes;
– aplicações que ilustram serviços personalizados a serem oferecidos aos cidadãos, como monitoramento de aspectos de saúde pessoal – doenças crônicas e agendamento de consultas.