Para desenvolver produtos e serviços inovadores na área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Tecnologias Digitais para Informação e Comunicação (CTIC) oferece uma estrutura de gestão de projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P&D&I) com processos claros, de forma ágil e com resultados mensuráveis.

A área de atuação do CTIC está entre as instituições que demandam a ciência, como o empresas, governo e sociedade e os que produzem a ciência, tais como, universidades, centros de pesquisa e laboratórios. Nessa posição, o CTIC atua desde a tradução de demandas em chamadas públicas, contratos ou acordos, passando pelo processo de seleção e avaliação de propostas de projetos, até o acompanhamento e avaliação da execução e resultados.

Os projetos coordenados pelo CTIC que atualmente estão em andamento se dividem em seis temas de pesquisa: Plataformas experimentais; Computação em Nuvem; Computação de Alto Desempenho; Segurança e Privacidade; e Internet das Coisas.

 

Histórico

 

O CTIC foi originalmente instituído para dar suporte administrativo e técnico ao Programa de Apoio à Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (ProTIC).

Criado em 2009, o ProTIC visa incentivar, apoiar, coordenar e avaliar atividades e projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovações na área de tecnologias digitais de informação e comunicação, em particular na promoção do Sistema Brasileiro de Televisão Digital Terrestre – SBTVD-T.

O CTIC também atua na execução de projetos com recursos da Lei de Informática, gerenciados pela Secretaria de Política Digitais (Sepod) do Ministério de Ciência, Tecnologia, Informações e Comunicações (MCTIC), por meio dos Programas e Projetos Prioritários em TI (PPI). Neste contexto, coordena em nosso país iniciativas criadas a partir de cooperações internacionais entre o Brasil e a União Europeia, e entre o Brasil e os Estados Unidos.

Em 2015 e 2016 coordenou os projetos da 3ª e da 4ª Chamadas Coordenadas Brasil-União Europeia em Tecnologias da Informação e Comunicação.

Em 2017, o CTIC foi o responsável pela coordenação da 1ª Chamada Conjunta de Projetos RNP-NSF em Segurança Cibernética, uma parceria da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa com a norte-americana Nacional Science Foundation.

Equipe CTIC

Diretor

Lisandro Zambenedetti Granville

lisandro.granville@rnp.br

 

Coordenadores de Pesquisa & Desenvolvimento

Wanderson Paim de Jesus

wanderson.jesus@rnp.br

Lucas Bondan

lucas.bondan@rnp.br

 

Coordenadora Administrativa

     Paula Oliveira Silva

     paula.silva@rnp.br

 

Analista Financeiro

Leonardo Ribeiro

leonardo.ribeiro@rnp.br

 

Analista de Sistemas

Myckol Dias Fontes

myckol.dias@rnp.br